Se você tem em mente uma data que deseja já estar fora do Brasil, morando aqui no Canadá, é importante entender o que você precisa pra chegar lá e se essa data é realista.
O tempo de planejamento, vai variar dependendo principalmente do seguinte:
- Seu nível de inglês. Se já tem ou está pronto para fazer o teste de inglês de nível international requerido pela imigração e atingir a nota necessária para o programa de imigração recomendado para o seu perfil ou universidade de estudos escolhidos.
- Situação financeira. Se você tem os valores disponíveis em conta ou tem um planejamento de como alcançar os valores necessários para determinadas regiões ou programas de imigração. Lembrando que os valores variam dependendo do número de pessoas que irão imigrar, da região em alguns programas provinciais e do que você vai fazer aqui (estudar ou trabalhar).
- Formação. Se você já possui uma formação ou se ainda vai concluir algum curso antes de imigrar e usar tal diploma para alcançar mais pontos para se qualificar para uma residência permanente ou para se inscrever em uma pós-graduação.
- Tempo pessoal de conhecimento. Se você tem cônjuge que juntos precisam entender o mercado de trabalho do Canadá antes de vir, se possuem dependentes, qual o melhor momento para imigrar e perfil deles (necessidades educacionais ou de saúde).
É claro que quanto mais tempo temos, maior será a oportunidade de nos organizarmos, guardar dinheiro, entender sobre a realidade canadense. Mas eu entendo completamente quem quer acelerar esse processo (porque eu era essa pessoa antes de vir pra cá!) por diversos motivos.
Se você quer discutir estratégias de imigração e traçar uma linha do tempo que faça sentido, está na hora de uma conversa profissional e sincera sobre seu futuro.