Quando começa a preparação para o Canadá?

Você que é um potencial imigrante que está se coçando para ir logo para o Canadá já deve ter pensado: o que eu devo fazer pra agilizar o processo? Como posso me preparar para uma mudança tão grande que é imigrar? Será que eu sei tudo que eu preciso saber?

Calma, não dá pra saber tudo! Mas tenho algumas dicas pra você para começar a se prepar agora mesmo.

O tempo de planejamento de imigração varia dependendo principalmente dos seguintes fatores:

  • Nível de Inglês: Se já tem ou está pronto para fazer o teste de inglês de nível international requerido pela imigração (IELTS ou TOEFL) e atingir a nota necessária para o programa de imigração recomendado para o seu perfil ou universidade de estudos escolhidos. Lembre-se que cada programa exige um nível de inglês e nem sempre o inglês é o fator determinante para imigrar.
  • Nível de Francês: Se tem francês como língua adicional ou acha que seria uma língua mais fácil para dominar do que o inglês.
  • Situação Financeira: Se você tem os valores disponíveis em conta ou tem um planejamento de como alcançar os valores necessários (venda de imóveis, guardar um certo $ por mês…) para determinadas regiões ou programas de imigração. Lembrando que os valores variam dependendo do número de pessoas que irão imigrar, da região em alguns programas provinciais e do que você vai fazer aqui (estudar ou trabalhar). Nem todos devem comprovar renda (quem está já no Canadá tem regras diferentes).
  • Formação: Se você já possui uma formação ou se ainda vai concluir algum curso antes de imigrar e usar tal diploma para alcançar mais pontos para se qualificar para uma residência permanente ou para se inscrever em uma pós-graduação.
  • Tempo de Exploração: Se você tem cônjuge que juntos precisam entender o mercado de trabalho de cada um no Canadá antes de vir, se possuem dependentes, qual o melhor momento para imigrar e perfil deles (necessidades educacionais ou até de saúde).
  • Crianças: Se tem crianças envolvidas nessa grande mudança, a idade delas é crucial. Será importante verificar acesso a escolas e creche (se tem idade para a rede pública e se você se sente confortável com a filosofia educacional). Ou ainda se está preparado financeiramente para escolas particulares se necessário.

É claro que quanto mais tempo temos, maior será a oportunidade de nos organizarmos, guardar dinheiro, entender sobre a realidade canadense. Mas eu entendo completamente quem quer acelerar esse processo (porque eu era essa pessoa antes de vir pra cá!).

Cada cliente tem seu caminho, sua história, sua experiência e a consulta e o planejamento vai te ajudar a entender tudo o que está envolvido nessa grande mudança. De bônus, eu sempre comento sobre aspectos culturais e guio os clientes da forma mais pessoal possível. Você não é só um número, você é um (potencial) imigrante que merece todo o reconhecimento e respeito só por ter saído da sua zona de conforto.

Se você quer discutir estratégias de imigração e traçar uma linha do tempo que faça sentido, vamos conversar.

Patrícia Teixeira de Souza

Eu sou a Pat, consultora de imigração registrada no Canadá, onde moro desde 2015.