O que é o Express Entry e porque não é para todo mundo apesar de parecer

Muito se fala do programa Express Entry (EE) como porta de entrada para residir permanentemente no Canadá. Mas você sabia que ele não é a única forma de residir no Canadá?

O programa tem 3 vertentes:

  • Canadian Experience Class (CEC): para pessoas já com experiência no Canadá
  • Federal Skilled Trade (FST): para profissionais com experiência nas áreas técnicas como encanador, marceneiro, padeiro, etc.
  • Federal Skilled Worker (FSW): para profissionais de outras áreas com experiência profissional (não técnica) como administradores, engenheiros, secretárias, etc na área de estudos realizado. Por ser um programa com muitas opções como mencionada acima, muitos indivíduos acreditam que é a única forma de entrar no Canadá, o que não é verdade.

Pra quem serve o Express Entry:

Para quem se encaixa nos critérios mínimos de língua estrangeira determinados por cada vertente do programa, para quem tem profissões como mencionadas acima e experiência adequada, para quem idade ideal… Então veja, o programa é maravilhoso e eu mesma imigrei para o Canadá através dele. Desde que você tenha a pontuação mínima nos fatores abaixo, você pode entrar na competição. Sim, é uma competição porque você entra em um grupo de pessoas que de acrodo coma linha de corte, serão convidados a aplicar para residência permanente.

Os fatores de base do EE são:

  • Idade
  • Nível Educacional
  • Proficiência em inglês ou Francês
  • Experiência no Canadá
  • Conexões Familiares no Canadá
  • Perfil do Cônjuge caso haja

Mas e se você não tiver os pontos mínimos para qualificar para o Express Entry?

Existem inúmeros outros programas no Canadá que são menos falados pelo fato de não serem aplicáveis a todos. Programas provinciais (específicos de cada província), programas regionais (Províncias do Atlântico e interior de diversas províncias). Todos eles têm requisitos diversos e pode ser que seja o melhor caminho para você que não atingiu a pontuação do EE.

Cada consulta é única, cada aplicação para residência reflete uma história, um nível educacional, uma condição financeira. Não fique nessa de que os programas são para todos. Regras podem se aplicar sim para todos, mas existem várias formas de imigrar. Há uma abundância de programas de imigração no Canadá justamente para atrair talentos diversos e indivíduos que atendam demandas

Para começar a considerar o EE ou outros programas, é preciso os documentos mínimos abaixo:

  • Um passaporte válido
  • Resultados de testes de inglês ou francês oficiais (TOEFL, IELTS, CELPIP)
  • E avaliação de diploma (Educational credential assessment report)

Parece complicado? Pode até aprecer mas eu te garanto que com a assistência de imigração certa que personaliza seus objetivos e visa o melhor custo-benefício, você vai entender que existe um caminho adequado para cada um e você não precisa atirar para todo o lado!

Patrícia Teixeira de Souza

Eu sou a Pat, consultora de imigração registrada no Canadá, onde moro desde 2015.